As atividades contemplam práticas em visualização 3D, eletrônica, química presente no cotidiano, estruturas geotécnicas e transportes.
Visualização em 3D: ocorre através de aulas e atividades práticas, iniciando pela medição de peças com blocos de montar e, posteriormente, com o uso de computadores para o desenvolvimento da modelagem de peças e montagens.
Eletrônica: envolve a montagem de circuitos e análise de sua finalidade e seu funcionamento iniciando com a apresentação dos conceitos dos componentes e conceitos básicos da eletrônica: resistores, capacitores e indutores, corrente e tensão.
Geotecnia: compreende o estudo de movimentos de massa e de fluxo d&x2019;água em maciços de solo e do comportamento das estruturas de solo para obras de infraestrutura civil voltadas ao suporte das necessidades básicas da sociedade, tais como provimento de água, energia e recursos minerais. São realizadas uma Introdução teórica de cunho generalista, práticas de laboratório voltadas ao contato com solos e rochas, e montagem e apresentação de protótipos de estruturas geotécnicas, tais como: barragem, areia movediça, estruturas de solo reforçado e escavações subterrâneas.
Transportes: serão realizadas atividades práticas para contato com materiais empregados na construção de rodovias, ferrovias e aeroportos, envolvendo conceitos de infraestrutura e planejamento de transportes e atividades práticas de topografia.
Química: tem enfoque na área de produtos naturais, bem como o manuseio de vidrarias e equipamentos laboratoriais, até o desenvolvimento de produtos em forma de cosméticos.
Todas as atividades serão mediadas pelos estudantes de graduação, que serão responsáveis por preparar os planos de aula, acolher as alunas, divulgar o projeto em redes sociais e realizar levantamento de dados/feedbacks. Também estão previstas a organização e participação em mesas redondas com professoras, egressas, tratando do tema &x201c;mulheres na engenharia e nas ciências exatas”.